CURSO ONLINE - IMPACTOS DO NOVO PLANO DE CONTAS NOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES E LANÇAMENTOS CONTÁBEIS
asa sul , 2 de janeiro a 23 de outubro de 2017

Prof. Domingos Poubel


Domingos Poubel de Castro, é graduado em Ciências Contábeis e Econômicas pela Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro, com curso de especialização em Auditoria Interna e Externa. Foi auditor do Banco Central do Brasil e exerceu as funções de Secretário Adjunto da Secretaria do Tesouro Nacional, onde participou de sua criação e foi responsável pelo desenvolvimento lógico do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), da criação do plano de contas da União, da tabela de eventos do SIAFI e da conta única do Tesouro Nacional e de Secretário Federal de Controle, durante oito anos, desde a criação da Secretaria Federal de Controle Interno (1994), depois CGU (2003).

Atualmente é responsável pelas áreas de orçamento e contabilidade do SEBRAE, membro do grupo assessor do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) responsável pela elaboração das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP 16) e representante do CFC junto a STN para padronização de procedimentos contábeis com a implantação do Plano de Contas único para o Governo Federal; Estados; DF e Municípios. É professor universitário de Contabilidade Pública e de Pós-graduação em Auditoria Interna e Externa.

Professor Poubel, como é conhecido, se dedica a aplicar as teorias contábeis e orçamentárias nos órgãos e entidades em que trabalha. Em sua atuação mais recente, no SEBRAE, além de ter implantado o conceito de competência no orçamento, está aplicando os conceitos das NBCASP e o novo Plano de Contas que será utilizado pelos Estados e Municípios em 2014 e 2015, respectivamente, como prova de que a teoria pode funcionar corretamente na prática.

Nesse sentido, concluiu que a Contabilidade Aplicada ao Setor Público com as NBCASP precisa que os controles internos sejam revistos e funcionem integrados à contabilidade como condição para informações seguras e efetivas como fonte de informações oficiais e gerencias. Foi com este pensamento que promoveu o lançamento da quinta edição do livro “Auditoria, Contabilidade e Controle Interno no Setor Público”, onde resume em 36 pg as 1400 pg da publicação das IPSAS pelo CFC em continuidade a integração do orçamento e controles internos aos conceitos e técnicas contábeis.

Neste site disponibiliza exercícios para facilitar a absorção dos conceitos e o entendimento de como funcionam os sistema informatizados de contabilidade. Todas as demonstrações orçamentárias, contábeis e fiscais (LRF) são elaboradas automaticamente com os exercícios de lançamentos contábies. A estrela é uma tabela de auditoria que identifica após cada exercício, inconsistência dos lançamentos contábeis e na elaboração das demonstrações.

Todo leitor que se dispuser fazer os exercícios pode enviar e-mail para domingos.poubel@globo.com quando houver dúvidas ou não conseguir entender a causa das inconsistencias apontadas pela tabela automática de auditoria contábil.

Informações: traineevip cursos e treinamentos (61) 30346179 uroginbsb@gmail.com

Divulgue e gerencie online cursos e eventos